Arte na idade antiga – História da arte na antiguidade

A arte na idade antiga apresenta características bastante diversificadas. Tem sua origem nas antigas civilizações, e seus registros datam do período entre 4000 a.C. e 476 d.C., entre a época da criação da caligrafia e a queda do Império Romano. Também conhecida como “antiguidade”, essa época é conhecida como um ponto de partida no que se refere ao estudo das artes.

arte-idade-antiga

Características da arte na idade antiga

Analisando a arte das antigas civilizações, podemos encontrar vestígios que nos fazem compreender como eram suas percepções e sua maneira de enxergar o mundo. A arte antiga egípcia, por exemplo, era caracterizada por mesclar elementos religiosos com sua adoração aos animais e aos faraós.

Já na arte proveniente do antigo império romano, podemos observar elementos que nos fazem perceber sua inspiração católica e sua busca pela perfeição, refletindo assim na ideia de poder e imponência.

Apresentaremos a seguir alguns dos principais exemplos de arte na idade antiga, onde poderemos observar suas peculiaridades e características.

Arte egípcia

A arte egípcia é caracterizada principalmente por sua inspiração mística. Podemos observar elementos que fazem alusão aos deuses em suas pinturas, arquitetura e esculturas. A figura do faraó e de alguns animais (como o gato ou o crocodilo) são elementos frequentemente presentes na arte antiga do Egito.

  • Conheça mais sobre a ARTE EGÍPCIA

Arte romana

A arte romana é caracterizada principalmente por seu perfeccionismo e detalhamento. Nas pinturas, podemos observar elementos que retratam temas do cristianismo, bem como homens e mulheres de estonteante beleza. Mas sem dúvidas o principal destaque na arte antiga dos romanos está em sua arquitetura, com edificações grandiosas e imponentes.

  • Conheça mais sobre a ARTE ROMANA

Arte antiga bizantina

A arte bizantina é caracterizada principalmente por mesclar elementos observados na arte greco-romana com os da arte oriental. É marcada pela temática religiosa (cristianismo), fazendo o uso de cores bem definidas. Outro tipo de arte bastante popular no período do antigo Império Bizantino, principalmente na época do imperador Justiniano (526 a 565 d.C.), foram as imagens formadas por mosaicos, formados a partir de pequenos fragmentos de pedra pintados.

  • Conheça mais sobre a ARTE BIZANTINA

Arte grega

A arte antiga grega possui como principal característica o culto à imagem do ser humano, representando-o sempre com a aparência mais perfeita possível, tanto nas pinturas como em suas esculturas. Os deuses da mitologia grega também são parte integral da arte grega, representados em sua forma física.

Quanto à arquitetura, suas edificações são caracterizadas pela simetria, detalhes minuciosos e imponência. Os conceitos aplicados já faziam o uso de cálculos matemáticos, o que tornava as construções não apenas belas, mas resistentes e funcionais.

  • Conheça mais sobre a ARTE GREGA

 

  • Continue aprendendo sobre MITOLOGIA E ARTES

Gostou de aprender sobre a arte na idade antiga? Compartilhe!