Deusas Gregas da Mitologia – Nomes e Características

As deusas gregas do Olimpo são divindades notáveis. Dotadas de beleza, inteligência e astúcia incomparáveis, possuem grandes poderes e habilidades especiais. Conheça a seguir os nomes e características das seis deusas do Olimpo.

Afrodite, a mais bela das deusas gregas

afrodite-deusa-grega-da-beleza

Afrodite é considerada a mais bela entre as deusas gregas. Conhecida como a deusa do amor e da beleza, Afrodite é capaz de conquistar o coração de qualquer deus ou ser mortal. Segundo a mitologia grega, Cronos castrou Urano e jogou seus órgãos sexuais ao mar.

A mistura da espuma das ondas com o sangue divino de Urano, nasceu Afrodite, que dali foi levada pelas ondas até o Chipre. Chegando ali, foi acolhida pelas Horas, que lhe cobriram com vestimentas imortais e lhe depositaram uma coroa de ouro, bem como lhe ornamentaram com flores e outros adornos de ouro.

Ártemis

Ártemis é filha de Zeus e Leto, irmã gêmea do deus grego Apolo. É reconhecida como a deusa grega da caça, da lua e dos animais selvagens. É amorosa e leal, entretanto, possui como principal característica ser vingativa e agressiva quando contrariada.

ártemis-deusa-grega-da-caça

Na mitologia grega, é retratada utilizando uma túnica longa e clara, sempre portando um arco e flecha. Quando criança, em seu aniversário, pediu a seu pai Zeus que a autorizasse a andar pelas florestas afim de conviver com a natureza, o que lhe foi concedido. Os animais selvagens a reconhecem como uma autoridade, respeitando-a e acompanhando-a em suas andanças.

Atena, a mais influente das deusas gregas

Atena é provavelmente uma das mais influentes deusas gregas do Olimpo. Conhecida como a deusa da sabedoria, das artes e justiça, é retratada utilizando um grande escudo e um cedro, utilizando uma túnica longa e um capacete de batalha.

atena-deusa-da-sabedoria

Das filhas de Zeus, era a mais próxima e que mais se identificava. Seu destino era se tornar a próxima deusa suprema, entretanto, Zeus não permitiu e permaneceu no trono, pois acreditava que não seria conveniente passar o comando do Olimpo para uma mulher.

Estratégia: o principal talento de Atena

Atena é uma excelente estrategista (sua principal especialidade). Das deusas gregas, era a única  solicitada por Zeus para que lhe auxiliasse a vencer as batalhas. Tinha como objetivo permanecer virgem por toda a sua vida pois acreditava que, se ficasse grávida, teria que se ausentar das batalhas.

Atena não ajudava apenas os deuses do Olimpo. Quando o herói Perseu partiu para sua caçada à Medusa, a deusa grega da sabedoria lhe entregou um escudo de bronze.

A Medusa tinha poderes malignos: quem a olhasse, viraria pedra instantaneamente, e permaneceria assim para sempre. Atena lhe aconselhou a usar uma estratégia para enfrenta-la: olhando para o escudo de bronze, polido e lustroso, Perseu enxergaria o reflexo de Medusa, não precisando olhá-la diretamente, o que o funcionou e o levou ao triunfo.

  • Conheça o mito grego de ATENA

Héstia

Héstia é, ao lado de Atena e Ártemis, uma das deusas gregas da castidade. Mas sua função primária é a de mantenedora do fogo doméstico (seu nome, em grego, significa “lareira”).

hestia-deusa-grega-do-fogo

Entre os povos primitivos, o fogo era obtido com grande dificuldade, devendo por isso permanecer continuamente aceso. Reverenciavam-no por sua importância fundamental nas cerimônias religiosas e nas tarefas cotidianas.

A deusa grega protetora das famílias

A lareira, centro da família, tornou-se mais tarde o de unidades políticas maiores: a tribo, a cidade e o Estado. A transferência do fogo sagrado de um lugar para outro representava a persistência de vínculos de sentimento e hereditariedade. Assim, tanto o fogo doméstico quanto o comunitário eram tidos por sagrados e a própria deusa presidia a eles.

Héstia, muitas vezes, tinha precedência nos banquetes e nos ritos sacrificiais: como filha primogênita de Cronos e Réia, era considerada augusta, isto é, pertencente à mais antiga geração das deusas gregas.

Deméter

Deméter recebeu o poder de fazer crescer o trigo, amadurecer o grão e conservá-lo no celeiro para o pão de cada dia. Diferentemente de Gaia, que representa a Terra como um elemento cósmico, Deméter é a deusa grega da terra cultivada, que alimenta os homens.

deméter

Assim como Héstia, é filha de Cronos e Reia. Segundo a mitologia grega, Deméter teve uma filha com Zeus, chamada Perséfone, que foi sequestrada por Hades, o senhor do submundo.

A deusa que controla as estações do ano

Tomada de uma profunda tristeza, Demeter paralisou as estações do ano, o que resultou na quase extinção da vida na terra, pois as terras ficaram inférteis. Percebendo do desastre que estava por vir, Zeus pediu que seu filho Hermes fosse até o Tártaro e dissesse a Hades que devolvesse Perséfone à mãe.

Entretanto, Hades teve a seguinte ideia: solicitou que Perséfone comece uma romã, considerada um fruto proibido. Perséfone foi devolvida à Deméter mas, por ter comido a romã, ficou ligada a Hades por toda a vida. Como resultado, poderia viver com a mãe durante o outono, primavera e verão, mas deveria voltar para o submundo no inverno para conviver com Hades.

É por isso que Deméter, entre as deusas gregas, é considerada a divindade que controla as estações, cada uma refletindo suas alterações de humor.

Hera, a mais jovem das deusas gregas

Hera, a mais jovem, casou com Zeus em núpcias solenes e foi a sua terceira esposa, depois de Métis e Têmis. Como mulher legítima do primeiro entre os deuses, Hera é a protetora das mulheres casadas.

hera

Conferia santidade ao casamento, acolhia os recém-nascidos, reconfortava as mães inquietas diante do berço e velava pela família inteira. Mas ciumenta, violenta e vingativa, não deixa de perseguir as numerosas amantes do seu leviano esposo, e pune mesmo as que sucumbiram ao rei dos deuses com violência ou através da fraude.

A sua cólera implacável leva-a a punir também os descendentes dessas amantes. Hera é a maior de todas as deusas gregas do Olimpo.

 

Continue aprendendo sobre MITOLOGIA E ARTE

Gostou de aprender sobre os nomes e características das deusas gregas da mitologia? Compartilhe!